Casamento - Festa
Se você está com este dilema centenário, é bom pesar direito as coisas antes de se decidir. Qualquer noiva, ou pelo menos a maioria, sonha com uma linda cerimônia e uma megafesta no dia do seu casamento. Mas, quando o orçamento aperta e ela se vê obrigada a escolher entre uma coisa ou outra, o melhor a fazer é colocar tudo na ponta do lápis. Cortar alguns itens pode ser a solução para realizar seu desejo, quase da mesma forma como ele foi imaginado.
Como esta é uma questão bem delicada, relacionei os itens básicos para uma cerimônia e para uma recepção. Veja quais deles cabem dentro de sua verba nupcial.
Os itens básicos de uma cerimônia são:
-Taxa da Igreja;
-Taxa de documentação. Este item inclui despesas com curso de noivos, transferência de paróquia e cartório;
-Decoração floral da igreja. Não esqueça de contar os gastos com buquê e as flores de lapela;
-Música para cerimônia (coral ou eletrônica);
-Foto e/ou vídeo;
-Convites;
-Carro para levar a noiva;
-Vestido de noiva e acessórios;
-Traje do noivo. Fique atenta, pois muitas lojas dão o traje dos noivos se os padrinhos alugarem suas roupas na mesma loja;
-Alianças;
Os itens básicos para a festa são:
-Para calcular a festa, vale a pena fazer três comparações: bolo e champanhe (sim, pode ser divertido!), coquetel (com ou sem prato quente) e jantar;
-Locação do espaço da festa;
-Bem-casados e/ou lembrancinhas. Vale lembrar que é simpático da parte dos noivos oferecer este tipo de recordação mesmo -que não haja festa;
-Buffet;
-Bebidas;
-Bolo. Muitas vezes, o bufê já oferece o bolo;
-Música para festa (ao vivo ou DJ);
-Doces. Afinal, toda festa fica mais gostosa com um bolo, um bem-casado ou uma trufa;
-Locação de móveis (mesas, cadeiras etc.), caso o espaço alugado para a festa não disponha destes mobiliários;
-Caso o buffet não ofereça, locação de utensílios como toalhas, pratos, copos, talheres;
Fazer uma festa de casamento ou não?
Aí vocês decidiram se casar. Mas um pouco antes do “E viveram felizes para sempre” pipocar na tela e os créditos rolarem, ficar a dúvida: Devemos fazer uma festa de casamento ou não?
Acredito que a vida é feita de momentos com as pessoas com quem nós escolhemos compartilha-los. Uma viagem incrível para o Havaí e ainda o conforto de voltar para casa e comprar um PlayStation 4 sem culpa, Mas compartilhar a alegria do casamento com seus familiares e amigos pode ser um momento mágico também.
Para ajudar você que está na dúvida, levantei alguns motivos para você fazer uma festa de casamento e outros para não fazer. Se liga:
PORQUE NÃO FAZER UMA FESTA DE CASAMENTO
Vamos começar pelo óbvio: É caro. Um casamento humildão ainda se gasta um bom dinheiro. Com essa grana, dá para você fazer uma viagem de lua-de-mel irada ou investir a grana para mobiliar a casa.
Sem falar que, normalmente, os noivos são os que menos curtem a festa de casamento. Você vai passar boa parte da noite tirando fotos com a patroa e indo dar oi de mesa em mesa. Quando você tiver um sossego, seus amigos vão fazer aquela brincadeira sem graça de te pegar para cortar a gravata.
Isso, sem falar um monte de gente que você e a noiva nunca viram na vida que colaram na festa apenas para a agradar o primo da tia da avó. Melhor fazer um petit comitê e pegar o resto da grana e ir dar um rolê no Caribe com a gata.
PORQUE FAZER UMA FESTA DE CASAMENTO
Quando foi a última vez que você conseguiu reunir toda a turma do colégio? Ou viu os dois lados da sua família juntos? Tudo bem que dá para fazer isso em várias outras ocasiões, mas em um casamento a energia e atenção da galera é outra.
Celebrações existem para que a gente esqueça um pouco dos problemas da vida e aproveitar aquelas horas mágicas com nossos entes queridos. Sem contar que você vai poder filmar, fotografar, fazer hashtag no Instagram, entre outros, e ter lembranças para a vida inteira desse dia especial.
Um casamento é um momento único. Tanto, que até hoje, muitas mulheres ainda sonham em ver esse sonho concretizado. Você vai ter um milhão de chances de viajar com a patroa ou de juntar a grana para comprar um PlayStation 4.
TÁ, MAS E DAI?
Velho, no fim do dia, cada um sabe a realidade que vive. Se você não tiver grana para fazer um casamento no Castelo de Versalhes, vale a pena fazer algo mais intimo,você pode planejar uma festa para poucos convidados.
Basta pensar no que vai fazer sua noiva e você mais realizados. Tente ouvir quais as opiniões e desejos dela, cheguem a um acordo.