A profissão de garçom, mais do que um nível de escolaridade elevado, exige do profissional conduta e comportamento exemplares e o domínio das técnicas do bem servir, pois esse profissional desempenha um papel essencial no atendimento aos clientes. Daí, surge a necessidade de um treinamento adequado, com a utilização de técnicas padronizadas e modernas, que atendam às exigências dos melhores estabelecimentos, em nível internacional.
O garçom é o funcionário do restaurante ou bar que tem maior contato com os clientes. Na maioria das vezes, nesses estabelecimentos, o cliente só tem contato com o garçom. A opinião que o cliente forma do estabelecimento está diretamente relacionada com o tratamento que recebeu desse profissional. Por isso, é fundamental que ele tenha atitudes e comportamentos compatíveis com sua profissão, tornando-o capaz de atender bem a todos os tipos de pessoas que frequentam o estabelecimento.
“O garçom é um profissional que deve cultivar comportamentos e valores morais adequados e desenvolver uma série de habilidades para atender bem”,
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho é bastante amplo para o profissional garçom e continua em crescimento, acompanhando os mercados de lazer e serviços. No entanto, é necessário que esse profissional seja pró-ativo e determinado, pois o bom atendimento aos clientes requer atenção e simpatia. Da mesma forma, para se destacar no mercado profissional é muito importante que o garçom se atualize constantemente por meio de cursos e treinamentos.
O mercado para esse profissional é bastante vasto, pois ele pode atuar em bares, restaurantes e cafés, realizando as mais diversas funções relacionadas à sua área, podendo até se especializar em comidas ou bebidas e participar de cursos como o de barman, de somelier, de chef ou de maitre. Geralmente, os garçons são contratados pelo próprio estabelecimento e não terceirizados. Da mesma forma, pode trabalhar em festas e eventos, como casamentos, aniversários, batizados, lançamentos, conferências, homenagens, entre outros. Nesse caso, geralmente, os garçons são terceirizados.
O bom atendimento faz parte de todos os negócios, mas em restaurantes o atendimento é a primeira impressão e um dos fatores mais importantes que fará o cliente gostar ou não do estabelecimento. O responsável direto por uma boa primeira impressão é o garçom que pode, através de pequenos detalhes, tornar a experiência do cliente agradável.
Não perpetue problemas que são facilmente evitados. Para isso veja algumas dicas de conduta que mostram que o garçom é eficaz no atendimento.
Regras da boa convivência
Um bom garçom deve ser cortês, mas na medida certa. Evite perguntas que questionem como a pessoa está, ou sobre seus interesses pessoais e o que fará no fim de semana ou qualquer coisa que leve o cliente a iniciar uma conversa. Prefira expressões clássicas como ‘com licença’, ‘obrigado’ e ‘boa noite’, sendo sempre receptivo e atencioso.
Limpeza
Tanto a limpeza das mesas quanto a higiene pessoal do garçom são essenciais. Deve-se evitar usar perfumes com fragrância forte. Corte de cabelo em dia e barba sempre feita, isso também são boas práticas.
Oriente os garçons a sempre manterem a atenção às mesas quanto ao acumulo de sujeita, embalagens, etc. Mesmo durante a refeição pode-se fazer algumas tarefas como repor guardanapos, recolher palitos, pratos e copos sujos. Perceber que a bebida da mesa terminou e sugerir mais alguma coisa também conta muito.
Conhecer o cardápio
A frase “vou ver com o chefe” é decepcionante para um cliente. Ele espera que o garçom saiba sobre os pratos e seus ingredientes. Vale até dar alguma dica como, por exemplo, o mais vendido, ou mesmo seu favorito.
Postura do garçom
Quando os garçons tem posturas e roupas padronizadas, transmitem a imagem de organização e esmero.Ter uma postura correta é andar o mais ereto possível, cuidar para não trombar em mesas e cadeiras ou pessoas que estejam circulando pelo estabelecimento, sem arrastar os pés. Mãos, quando desocupadas, atrás do corpo.
Não se escorar em cantos e paredes, mas procurar um local estratégico onde consiga enxergar a maior quantidade de mesas possíveis e ficar atento para perceber algum cliente chamando.
Rapidez
Um garçom equipado com uma comanda eletrônica que pode ser utilizada com qualquer smartphone, pode trazer muitos benefícios para o seu estabelecimento, como agilidade no atendimento, redução de erros no pedido e economia de tempo do garçom que não precisa se deslocar até a cozinha após anotar cada pedido.
Instale facilmente um sistema de gerenciamento rápido e mostre que seu estabelecimento tem um padrão elevado no atendimento e prima pelo bem atendimento ao cliente. Conheça o sistema MOGO Smart que possui funções que irão facilitar e agilizar a rotina do seu estabelecimento.
Funções básicas do garçom
- Preparar o local de trabalho (“mise em place” do salão);
- Preparar, organizar e esterilizar os materiais e utensílios utilizados no salão (“mise em place” de utensílios);
- Fazer a “mise em place” das mesas;
- Recepcionar e acomodar os clientes;
- Anotar os pedidos dos clientes;
- Fazer o pedido na cozinha e/ou no bar de serviço;
- Servir alimentos e bebidas, sabendo utilizar diversas modalidades de serviço;
- Atender as reclamações dos clientes;
- Recolher o pagamento das contas dos clientes;
- Zelar pelos equipamentos e materiais utilizados em seu trabalho.
Quesitos para um bom relacionamento profissional
- Respeitar os outros, compreendendo suas diferenças e particularidades;
- Respeitar as normas da empresa;
- Procurar ajudar os colegas de trabalho;
- Controlar suas reações agressivas;
- Não entrar em discussões sem fim, saber ouvir e aceitar que o outro pode ter razão;
- Não gritar ou ser mal educado com os colegas de trabalho ou com seus superiores.
Comportamento
- Ser cortês com os clientes, utilizando sempre expressões como “com licença”, “bom dia”, “boa noite”, “muito obrigado”, entre outros;
- Ser discreto, não se intrometendo ou criando excesso de intimidades com os clientes;
- Ser atencioso com os clientes;
- Ser paciente e tranquilo;
- Ser honesto, em todos os aspectos, com a empresa, com os colegas e com os clientes;
- Ter sensibilidade para entender as necessidades dos clientes;
- Ser pontual e assíduo, apresentando-se 10 minutos antes do início do seu turno de trabalho;
- Ser dinâmico e criativo, mostrando disposição para executar o trabalho e resolvendo problemas inesperados;
- Ter facilidade de comunicação e expressão, pois a essência do seu trabalho é comunicar-se com os clientes;
- Saber trabalhar em equipe;
- Ter respeito por seus superiores, pelos colegas de trabalho e pelos clientes.
- Preparar o local de trabalho (“mise em place” do salão);
- Preparar, organizar e esterilizar os materiais e utensílios utilizados no salão (“mise em place” de utensílios);
- Fazer a “mise em place” das mesas;
- Recepcionar e acomodar os clientes;
- Anotar os pedidos dos clientes;
- Fazer o pedido na cozinha e/ou no bar de serviço;
- Servir alimentos e bebidas, sabendo utilizar diversas modalidades de serviço;
- Atender as reclamações dos clientes;
- Recolher o pagamento das contas dos clientes;
- Zelar pelos equipamentos e materiais utilizados em seu trabalho.
Quesitos para um bom relacionamento profissional
- Respeitar os outros, compreendendo suas diferenças e particularidades;
- Respeitar as normas da empresa;
- Procurar ajudar os colegas de trabalho;
- Controlar suas reações agressivas;
- Não entrar em discussões sem fim, saber ouvir e aceitar que o outro pode ter razão;
- Não gritar ou ser mal educado com os colegas de trabalho ou com seus superiores.
Comportamento
- Ser cortês com os clientes, utilizando sempre expressões como “com licença”, “bom dia”, “boa noite”, “muito obrigado”, entre outros;
- Ser discreto, não se intrometendo ou criando excesso de intimidades com os clientes;
- Ser atencioso com os clientes;
- Ser paciente e tranquilo;
- Ser honesto, em todos os aspectos, com a empresa, com os colegas e com os clientes;
- Ter sensibilidade para entender as necessidades dos clientes;
- Ser pontual e assíduo, apresentando-se 10 minutos antes do início do seu turno de trabalho;
- Ser dinâmico e criativo, mostrando disposição para executar o trabalho e resolvendo problemas inesperados;
- Ter facilidade de comunicação e expressão, pois a essência do seu trabalho é comunicar-se com os clientes;
- Saber trabalhar em equipe;
- Ter respeito por seus superiores, pelos colegas de trabalho e pelos clientes.
Habilidades
- Conhecer as técnicas do serviço de garçom;
- Buscar aprimoramento profissional, procurando sempre se atualizar de acordo com as tendências de sua profissão;
- Ter domínio das técnicas de venda;
- Conhecer idiomas estrangeiros, para comunicar-se com turistas.
- Além disso, o garçom precisa seguir algumas regras de conduta e de postura, enquanto estiver trabalhando.
- Conhecer as técnicas do serviço de garçom;
- Buscar aprimoramento profissional, procurando sempre se atualizar de acordo com as tendências de sua profissão;
- Ter domínio das técnicas de venda;
- Conhecer idiomas estrangeiros, para comunicar-se com turistas.
- Além disso, o garçom precisa seguir algumas regras de conduta e de postura, enquanto estiver trabalhando.
Regras de conduta
- Andar em passo normal, no salão, sem correr;
- Falar em tom de voz normal com os clientes, nem alto, nem baixo demais;
- Não falar mal de colegas de trabalho e/ou da empresa;
- Não comer, beber, fumar, mascar balas ou chicletes no local de trabalho;
- Não utilizar o telefone, equipamentos ou materiais do restaurante para fins pessoais;
- Manter o diálogo com os clientes em um nível formal, nunca entrando em intimidades dos clientes;
- Ouvir o cliente e só emitir o seu ponto de vista quando lhe for pedido;
- Não gesticular ao explicar ao cliente sobre um prato.
Regras de postura
- O garçom deve ficar com o corpo reto, elegante, mas sem ficar tenso;
- As mãos, se desocupadas, devem ficar atrás das costas;
- O garçom não deve se escorar nos móveis, cadeiras ou bancos do restaurante ou bar.
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